Sistemas de informação
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E À DISTÂNCIA - CEAD
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fulano de tal
Psicologia Organizacional: Motivação
Ouro Preto – 2012
Motivação
Neste trabalho pretende-se abordar o fenômeno motivação juntamente com os comportamentos organizacionais, pois uma maneira de medir a motivação é vista através da manifestação de um comportamento. Assim percebe-se que a motivação se tornou um fator extremamente importante e ao mesmo tempo preocupante para as empresas, levando as mesmas a indagar-se. Como manter um profissional motivado? Como medimos a motivação?
Motivação é um construto e se refere ao direcionamento momentâneo do pensamento, da atenção, da ação a um objetivo visto pelo indivíduo como positivo. Esse direcionamento ativa o comportamento e engloba conceitos tão diversos como anseio, desejo, vontade, esforço, sonho, esperança entre outro. Ela esta relacionada com três coisas: a direção, intensidade e persistência de um comportamento.A direção se refere ao alvo da ação, a intensidade diz respeito ao esforço aplicado e a persistência indica o tempo que a pessoa consegue manter o esforço para o alcance do alvo.
Motivação intrínseca e motivação extrínseca
Alguns autores acreditam que a motivação pode ser intrínseca, ou seja, esta ligada a necessidades internas, já outros acreditam que é extrínseca, está relacionadas a necessidades externas. E ainda há outros autores que afirmam que a motivação pode acontecer nas duas maneiras. Para Gil (2001) não se pode afirmar que uma pessoa pode ser motivada por outra, pois a motivação é consequência de uma necessidade interna que não foi satisfeita. Já para Bergamini (1997) defende que a motivação no trabalho depende do significado que cada um relaciona a ele.
Principais teorias da motivação no âmbito Organizacional
Teoria da equidade
Stacy Adams sugeriu que a motivação é de origem social e não