Sistemas de informaçao
▪ Há muita informação de mercado do tipo inadequada e poucas informações adequadas; ▪ As informações ficam tão dispersas dentro da empresa que exigem grande esforço para localizá-la e integrá-las; ▪ As informações importantes às vezes são retidas com exclusividade por outros executivos; ▪ As informações importantes geralmente chegam tarde; e ▪ As informações muitas vezes não são confiáveis.
Sistema
Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.
Componentes de um sistema:
Ambiente de um sistema é o conjunto de elementos que não pertencem ao sistema, mas qualquer alteração no sistema pode mudar ou alterar os seus elementos e qualquer alteração nos seus elementos pode mudar ou alterar o sistema.
Exemplo:
Objetivos (Razões do Sistema)
A todo sistema devem ser associadas as razões de sua existência, de modo que seus elementos possam ser devidamente entendidos. Essas razões constituem-se os "objetivos" do sistema, e estão diretamente relacionadas às saídas que o sistema deve produzir. Um automóvel pode ser definido, numa versão simplista de suas razões, como um sistema do qual se quer "movimento dirigido com transporte de carga". Isto é, nessa definição simplista, o que se quer de um automóvel é o transporte de carga (pessoas, materiais, etc.) de um ponto para outro, o que implica definir um automóvel como um produtor de "trabalho dirigido" (força aplicada), que a partir de uma certa fonte geradora de energia, é capaz de transportar, de forma dirigida, carga de um ponto para outro, à velocidade desejada. Nota-se que essa definição, aparentemente complexa, define claramente o que se quer de um automóvel.
Exemplo: Uma Padaria - produzir pães e comercializá-los.
▪ Transformar insumos em um novo produto. ▪ Satisfazer as