A evoluçao do estado moderno
Um breve resumo
Tem como finalidade social o bem comum.
Bem comum: Toda e qualquer sociedade é pluralista, formada por diferentes grupos com deferentes vontades e desejos.
Porem toda e qualquer sociedade a pontos de conflito,em tese o estado tenta manter e garantir os interesses de todas os grupos.Criando condições para que esses interesses sejam analisados,refletidos,debatidos,evitando assim um conflito violento.
O Estado busca o bem comum de um povo,situado em um determinado território em função das características particulares de cada povo.
Easton entende política de três modos diferentes:sendo eles o Costume que é uma compreensão as regras sociais resultantes de uma prática reiterada de forma generalizada e prolongada.Troca sendo um meio que se pode ser usado para beneficio do individuo que da e do individuo que recebe; e Ordem é um mecanismo que organiza objetos valiosos a comando de um superior.E é nesta questão de ordem que Easton da mais importância,pois ao seu ver o estado não tem limites jurídicos desde que se tenha como fim a proteção de seus cidadãos.
Em contra partida Durkhein já valoriza mais o sistema de troca,pois acredita que ele é um mecanismo mais flexível .Dando inicio ao contrato,que nada mais é do que a própria troca,ambos os indivíduos devem comprir mutuamente o acordo assinado.
Há também a política de ‘’amigo inimigo’’,que tem uma abordagem diferente,Carl Schimitt sugere que o Estado soberano quando ameaçado externamente e tem autoridade para exigir do seu cidadão a ‘’prontidão para a morte’’.O governo passa a ter um poder externo e tem prerrogativas para tomas qualquer ação para a preservação do Estado.
Estas duas perspectivas uma de Alocação e outra de política internacional tentam justificar a presença do poder coercitivo aplicado pelo Estado.
Devido aos conflitos nas sociedades vê se a necessidade de um poder coercitivo no estado.
David Easton da ênfase de bens valiosos, ou seja, os bens