Relatório obtenção e caracterização do ácido clorídrico
CARACTERIZAÇÃO DO ÁCIDO CLORÍDRICO
1. INTRODUÇÃO
Denomina-se ácido clorídrico o produto obtido pela dissolução do gás cloreto de hidrogênio em água. O cloreto de hidrogênio (HCl(g)) é um gás muito solúvel em água, incolor, fortemente irritante para as mucosas apresentando um odor pungente e desagradável. (1)
O gás cloreto de hidrogênio é industrialmente produzido pela reação entre o hidrogênio e o cloro na presença de catalizador. Nesse processo os gases hidrogênio e cloro que dão origem ao gás cloreto de hidrogênio, são coprodutos da eletrólise de cloreto de sódio aquoso na obtenção do hidróxido de sódio.(1)
A preparação do cloreto do hidrogênio nos laboratórios é usualmente feita através da reação de ácido sulfúrico concentrado sobre cloreto de sódio, podendo essa reação ser acelerada pelo aquecimento da mistura dos reagentes. A reação entre o ácido sulfúrico concentrado e o cloreto de sódio dão origem ao cloreto de hidrogênio e o hidrogenossulfato de sódio, sendo ambos produtos da reação com as fontes de aquecimento. Essa reação pode ser representada pela seguinte equação:
NaCl(s) + H2SO4(aq) → HCl(g) + NaHSO4(aq)
Com a dissolução do cloreto de hidrogênio obtêm-se o ácido clorídrico (HCl(aq)), que é um composto molecular formado por uma ligação covalente com apenas um compartilhamento de elétrons entre os átomos de cloro e hidrogênio.(1)
O ácido clorídrico é um ácido forte, muito utilizado em laboratórios e em processos industriais.
No comércio pode ser encontrada sua forma impura, comumente chamada de ácido muriático, que é muito empregado na limpeza de pisos e paredes de pedras ou azulejos e também de superfícies metálicas antes do processo de soldagem. Além disso, o ácido clorídrico pode ser encontrado em nosso estômago sendo um dos principais componentes do suco gástrico, que é secretado para auxiliar na digestão da comida.(1)
O ácido clorídrico foi descoberto