Inorgânica
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA – ICEx
4° RELATÓRIO DE QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL I
OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO ÁCIDO CLORÍDRICO
OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO ÁCIDO CLORÍDRICO
1 – INTRODUÇÃO
O cloreto de hidrogênio, HCl(g), é um gás incolor, não-inflamável, muito tóxico e corrosivo. Esse gás é muito solúvel em água (cerca de 450 L de gás cloreto de hidrogênio por litro de água, em condições ambientes).No decorrer da história da Química esse gás já foi denominado “espírito do sal”, “ácido marinho”, “gás clorídrico” e “cloridreto”.
Sua solução aquosa é denominada ácido clorídrico. Trata-se de uma solução incolor que, quando concentrada, contém cerca de 38% de HCl em massa, é fumegante (pois libera vapores de HCl), sufocante, muito tóxica e corrosiva.
Na indústria, o HCl é preparado por síntese direta:
H2 + Cl2 → 2HCl
Em laboratório, o ácido clorídrico é obtido a partir do NaCl (sólido)
NaCl(s) + H2SO4(aq) → HCl(g) + NaHSO4(aq)
É o ácido concentrado mais barato, sendo extensivamente utilizado para neutralizações. Por volta de 74% é utilizado na indústria química e petroquímica e cerca de 13%, na metalurgia e siderurgia. Além de ser um produto usado na limpeza e galvanização de metais, no curtimento de couros e na obtenção de vários produtos. O ácido muriático – uma solução aquosa que contém ácido clorídrico – é comercializado para a limpeza de pisos, azulejos e superfícies metálicas. Além disso, é importante destacar que o ácido clorídrico é um dos componentes do suco gástrico existente em nosso estômago. Sua ação é ajudar a digestão dos alimentos.
2 – OBJETIVOS
➢ Obter um composto inorgânico no estado gasoso através de sua dissolução em água;
➢ Conhecer as propriedades do HCl;
➢ Usar a