4° Grupo de cátions
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
RELATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA
ALUNAS: DELIRDES MARI DA SILVA N° 12
FABIANA MORAES DE SOUSA N° 15
MARIA CRISTIANE SOUZA N° 28
TURMA: 2QSN1
PROFESSORA: SILVANA DOIN
CURITIBA
SETEMBRO DE 2012
RELATÓRIO AULA PRÁTICA :
QUARTO GRUPO DE CÁTIONS
Relatório apresentado a Professora Silvana Doin como requisito para obtenção de nota parcial.
CURITIBA
SETEMBRO DE 2012
1-INTRODUÇÃO:
O presente ensaio refere-se cátions do grupo 4: Cobalto (Co+2); Níquel (Ni+2); Zinco (Zn+2); Manganês (Mn+2).
O Cobalto é um elemento químico metálico, de símbolo Co, de coloração branco-prateada com matizes azulados. São conhecidas duas formas alotrópicas, uma com estrutura cristalina hexagonal compacta, estável até 417º C, e a outra, cúbica de face centrada, estável a temperaturas superiores.
O cobalto é detectado no sol e em outras estrelas. Constitui apenas 0,001% da crosta terrestre, onde se apresenta em pequenas. Está presente também no solo e na água do mar, e faz parte de moléculas importantes para o metabolismo animal, como a vitamina B12 (cianocabalamina).
Níquel, é um metal de transição, de símbolo químico Ni, pertence ao grupo VII da tabela periódica, o mesmo do ferro e do cobalto. Relativamente abundante na natureza, apresenta cor branca prateada com tons amarelos. Destaca-se pelo magnetismo, que o transforma em um imã em contato com campos magnéticos. Metal de relativa resistência à oxidação e à corrosão, é mais duro que o ferro e forma ligas de diversas utilizações na indústria. O átomo de níquel possui 28 elétrons e, no núcleo, o mesmo número de prótons.
Zinco é um elemento químico