Artigo Valor Econômico Agregado
Selecionou-se o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP), para conhecer a realidade de um hospital universitário público sob o prisma da Gestão Baseada em Valor (GBV), o objetivo foi demonstrar como pode ser mensurado o valor econômico agregado à sociedade por HU públicos. O desempenho econômico foi analisado em um período de 3 anos (2003 a 2005).
Os HU encontram-se debilitados por serem mais dispendiosos, dado que incorporam atividades de ensino, pesquisa e extensão e por serem um referencial em tecnologia de ponta quando é crescente a exigência do governo e da sociedade pela racionalização dos gastos e despesas. Duas maneiras de acumular recursos são gastar menos do que ganham ou conseguir recursos extras do governo através da aprovação de projetos.
Houve um enfraquecimento da seguridade social na América Latina (o que inclui a realidade brasileira), e proporcionou dificuldades associadas à manutenção dessas instituições, impedindo que os HU exerçam plenamente suas funções primordiais: a