Contabilidade avançada - eva
INSTITUTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
“CONTABILIDADE AVANÇADA”
CUIABÁ – MT
ABRIL – 2012
CARLOS CESAR CUNHA
“CONTABILIDADE AVANÇADA”
Trabalho da disciplina Contabilidade Avançada, Curso de Ciências Contábeis, 7º semestre- Instituto Cuiabano de ensino e cultura. Professor: Divino.
CUIABÁ – MT
ABRIL – 2012
RESUMO
O Presente trabalho tem por objetivo Inicialmente desenvolver uma breve esclarecimento acerca do tema abordado, esclarecendo uma visão geral, conceitual, prática e acessível de como o EVA (Valor Econômico Agregado) funciona, como é medido e o que pode fazer para estruturar incentivos para funcionários, ajudando desta forma as empresas procurarem o equilíbrio entre as estratégicas de investimentos e de crescimento, veremos abaixo.
EVA (ECONOMIC VALUE ADDED OU VALOR ECONÔMICO AGREGADO)
EVA é um indicador do valor econômico agregado que possibilita a executivos, acionistas e investidores uma nítida visão acerca da rentabilidade do capital empregado na empresa. Ou seja, mostra se este foi bem ou mal investido em termos de geração de riquezas para o empreendimento, Valor Econômico Agregado (EVA) é uma metodologia que mede a real lucratividade de uma empresa, proporcionando mudança de estratégia na gestão financeira e nas remunerações. O poder do conceito de “Valor Econômico Adicionado” origina-se da idéia de que o gestor pode não conhecer se uma operação está realmente criando valor, levando-se em conta o custo de oportunidade de todo o capital utilizado. Na maioria das operações internas das companhias, não se tem idéia de qual ou de quanto é o valor agregado pelas mesmas. O EVA é uma medida daqueles lucros verdadeiros. Aritmeticamente, é o lucro operacional após pagamento de