Finanças
RESUMO
Hoje as empresas estão cada vez mais preocupadas em saber se suas atividades estão dando lucro ou não, devido as grandes mudanças no cenário econômico. Para seguir essas mudanças administrativas nas empresas, o contador deverá ter conhecimento suficiente a respeito do EVA (Valor Econômico Agregado).
O EVA serve para analisar o desempenho financeiro de uma organização através de um cálculo que envolve seus custos inerentes e os custos do capital investido, visando lucro, ou seja, avaliar se a empresa está ganhando dinheiro suficiente a cada ano.
Palavra-Chave: Lucro; Cálculo; Capital.
1 INTRODUÇÃO
Entre as várias ferramentas de gestão, encontra-se o EVA que surgiu da necessidade de obter valores mais precisos nas organizações, pois é possível obter qual é a verdadeira distribuição de riqueza entre os diversos fatores de produção, por ser um método financeiro capaz de melhorar o desempenho de várias empresas, dentre elas Telemar, Lojas Americanas e Petrobrás.
Antes de ser adotado pelas empresas, muitas delas sentiram a necessidade de fusões e aquisições pelo fato de necessitarem de um lucro maior porém atingindo a estabilidade voltavam ao sua situação inicial.
2 DEFINIÇÃO
O Valor Econômico Agregado (EVA) possibilita aos investidores, empresários e acionistas uma visão da rentabilidade dos seus investimentos na organização. A proposta de utilização do EVA, surgiu para avaliar o desempenho das empresas e para avaliar se os resultados obtidos estão aumentando ou destruindo a riqueza dos sócios e criando valor para a empresa.
ASSAF NETO (1999) ressalta que o Valor Econômico Agregado é uma medida de criação de valor identificada no desempenho operacional da própria empresa, conforme expresso pelosrelatórios financeiros. Pode ser compreendido como o resultado apurado pela sociedade que excede