reciclagem
Pesquisadores mostram o potencial de argamassas produzidas com areia de entulho. A produção de areia reciclada para uso em argamassas de assentamento de alvenarias e de revestimentos de paredes e tetos talvez seja uma das mais viáveis, porque argamassas para essas aplicações não estão sujeitas a exigências estruturais
RECICLAGEM
Este artigo tenta desfazer mitos e expor alguns fatos sobre as propriedades de argamassas produzidas com areia obtida da RCD (reciclagem de resíduos de construção e demolição). O uso desse tipo de areia, além dos ganhos econômicos que pode propiciar àqueles que se dispõem a empregá-la e àqueles que a produzem, traz ainda ganhos inquestionáveis ao meio ambiente e à sociedade. Para melhor esclarecimento, optamos por organizar este artigo em perguntas e respostas que tratarão tanto das características desse tipo de argamassa como da própria areia. Este artigo visa também fornecer alguns subsídios para discussão da questão, cada vez mais imprescindível, que é a gestão dos resíduos da construção civil.
É possível reciclar o entulho gerado por obras, reformas ou demolições?
Como os resíduos de construção e demolição devem ser minimizados e reaproveitados por razões ambientais, sociais e econômicas já bem discutidas, a resposta para esta pergunta deveria ser sempre "sim", mas na maioria dos casos ainda é "não", pela distância entre a teoria e a prática, na geração e gestão de RCD.
Opções para a sua reciclagem não faltam, e a produção de areia reciclada para uso em argamassas de assentamento de alvenarias e de revestimentos de paredes e tetos talvez seja uma das mais viáveis, porque argamassas para essas aplicações não estão sujeitas a exigências estruturais.
Isso é tão verdade que é possível encontrar algumas dezenas de artigos publicados a respeito da produção de argamassas com entulho reciclado. Alguns, erroneamente, concluem de forma incondicional que RCD