Dança
Pas de Quatre é um divertissement de balé coreografado por Jules Perrot, em 1845, por sugestão de Benjamin Lumley, diretor em seu Teatro Majestys a música composta por Cesare Pugni.
Na noite que estreou em Londres, (Julho de 1845), causou sensação com os críticos e o público. A razão para isso foi que ele reuniu, no mesmo palco, as quatro maiores bailarinas da época. As bailarinas foram, em ordem de aparição, Lucile Grahn, Carlotta Grisi, Fanny Cerrito, e Marie Taglioni. A ordem de apresentação foi feita por idade, a partir de mais novo para o mais velho, de Quelch novos confrontos entre eles. O elenco original de Pas de Quatre só dançou quatro performances juntos; Rainha Victoria e príncipe Albert estavam presentes em 12 de Julho de 1845, na terceira das quatro performances.
A quinta grande bailarina romântica da época, Fanny Elssler, foi convidada para participar do evento de gala, mas recusou-se a fazê-lo; a jovem Lucile Grahn aceitou sem hesitação.
Pas de Quatre capturou a essência do estilo romântico como as bailarinas dançavam com leveza recatada, delicadeza e elegância. Os passos exigem que cada área de técnica de balé clássico é executado. Estas áreas incluem movimentos adagio, allegro petite, grand allegro, footwork rápido, mudanças graciosas de posição e os movimentos dos braços elegantes e fluidas que se tornaram um elemento de assinatura de Pas de Quatre. Cada bailarina tem uma variação individual, que são realizadas em sucessão entre uma abertura e final que são dançadas por todas as bailarinas juntos. Estas variações foram coreografadas para a bailarina estreando em cada papel, e foram projetados para apresentar as melhores características de cada um.
Quase cem anos depois, em 1941, o Ballet foi reposta pelo coreógrafo Anton Dolin. Os dançarinos que ele usou foram, em ordem de aparição: Nathalie Krassovska como Lucile Grahn, Mia Slavenska como Carlotta Grisi, Alexandra Danilova como Fanny Cerrito, e Alicia Markova