Dança
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina Atividades Rítmicas Expressivas do Curso de Educação Física do UNIPAM Centro Universitário de Patos de Minas, sob orientação da professora Adriane dos Santos Gonçalves.
PATOS DE MINAS
2014
INTRODUÇÃO
A Dança Contemporânea surgiu na década de 1960, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Depois de um período de intensas inovações e experimentações, que muitas vezes beiravam a total desconstrução da arte, finalmente - na década de 1980 - a dança contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem própria, embora algumas vezes faça referência ao ballet clássico.
Mais que uma técnica específica, é uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna. Ela não se define em técnicas ou movimentos específicos, pois o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir suas próprias partituras coreográficas a partir de métodos e procedimentos de pesquisa como: improvisação, contato-improvisação, método Laban, técnica de release (as concepções expressas por Laban sobre o movimento humano causaram grande impacto e passaram a influenciar os trabalhos desenvolvidos em áreas tão diversas como Educação, Psicologia, Fonoaudióloga, Teatro, Dança, Música, Artes e Educação Física.), Body Mind Centery (BMC), Alvin Nikolai. Estes métodos trazem instrumentos para que o intérprete crie suas composições a partir de temas relacionados com questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais, quotidianas, assim como também a fisiologia e anatomia do corpo. Aliado a tudo isto, viu-se a necessidade da pesquisa teórica para o complementar da prática.
Esse tipo de dança modificou o espaço usando não só o palco como local de referência. A sua técnica é tão abrangente que não delimita os utensílios usados. O corpo pesquisando suas diagonais não delimita estilos de roupas, músicas,