dança
António Ramalho
Módulo 9 – Dança II
Índice
Introdução
Síntese Histórica da Dança
Descrição da dança Chá-chá-chá
Sintese dos passos base da dança
Quais os ritmos de dança escolhida
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Eu escolhi este tema porque me chamou a atenção em relação à outra dança “Rumba Quadrada” e pelo espiritio latino que esta dança “Chá-chá-chá” transmite ao dançarmos ao ritmo dela.
Síntese Histórica da Dança
Desde a antiguidade, a humanidade já tinha na expressão corporal, através da dança, uma forma de se comunicar. Encontramos influências culturais dos países onde são dançados e de onde são originários os ritmos. Cada cultura transporta seu conteúdo as mais diferentes áreas, dentre estas, as danças absorvem grande parte desta transferência, pois sempre foi de grande importância nas sociedades através dos tempos, seja como uma forma de expressão artística, como objecto de culto aos Deuses ou como simples entretenimento.
Descrição da Dança Chá-chá-chá
O chá-chá-chá foi introduzido em Cuba em 1953. Estilos de dança de cha-cha-cha podem diferir em sua estrutura rítmica. A dança de salão cha-cha-cha é energética e com uma batida constante. O cha-cha-cha latino é mais lento, mais sensual e pode envolver ritmos mais complexos. O ritmo original cubano e a dança de salão cha-cha-cha contam "dois-três-chachacha"
Sintese dos passos base da dança
O cha-cha-cha começa na quarta batida da medida 4/4. A dança cubana conta "1-2-3, 1-2".
Os passos em todas as direções devem ser dirigidos primeiramente com a parte anterior do pé em contacto com o chão e, em seguida, com o calcanhar diminuindo quando o peso é totalmente transferido. Quando o peso é liberado a partir de um pé, o calcanhar deve liberar primeiro, permitindo que os dedos do pé mantenham contato com o chão.
Quais os ritmos de dança escolhida
Estilos de dança de cha-cha-cha podem diferir em sua estrutura