Historia da valsa
Val.sa¹ sf (al Walzer, pelo fr valse) 1 Dança de roda em compasso ternário, lenta, moderada ou rápida. 2 Música apropriada a essa dança e que assumiu forma de arte com caracteres diversos.
SIGNIFICADO E ORIGENS DA VALSA
Historia da valsa
A palavra valsa tem sua origem na palavra alemã “waltzen”, que significa “girar”. O giro é a base essencial do passo de valsa. Sua origem se dá na Europa antiga, mais precisamente nos territórios que hoje conhecemos como França, Alemanha e Áustria. É reconhecida, também, como a mais antiga das danças de salão. Segundo estudos, a valsa surgiu de uma mistura de danças folclóricas camponesas das regiões mencionadas acima.
No início, a valsa foi a primeira dança considerada proibida devida a sua natureza e origem. Causava indignação, pois era a única dança onde o casal ficava em uma posição fechada, além da mão masculina precisar ficar na cintura da dama. Os líderes religiosos da época eram unanimes em dizer que a valsa era uma atividade vulgar e pecaminosa. Abaixo você confere um trecho extraído do jornal The Times de Londres de 1816.
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA
Postura
A música desempenha um papel importante na dança, e cada dança é dependente de um ritmo apropriado. A valsa tomou grande impulso por volta de 1830 através de dois grandes compositores austríacos – Franz Lanner e Johann Strauss. Estes dois compositores são de longe os mais populares artistas durante o século XIX: eles definem o padrão para a valsa vienense, (uma versão mais rápido da valsa antiga). A partir destes dois músicos a valsa ficou conhecida como valsa vienense.
Johann Strauss se tornou um ícone de sucesso quando o assunto é valsa. Compôs mais de 500 músicas e foi a partir dele que o gênero tomou grandes proporções. Dentre elas estão “O Danúbio Azul”; ”Kaizer-Walzer” e” Contos dos Bosques de Viena”.