metodologia da pesquisa
DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa
MÉTODOS CIENTÍFICOS
1 MÉTODO CIENTÍFICO
Caracteriza-se como uma seqüência lógica de procedimentos que se deve seguir para a consecução de um objetivo. Seguno Lakatos (2001) o método científico se divide quanto a abordagem a quanto aos procedimentos, são eles:
1.1 QUANTO A ABORDAGEM
1.1.1 .Dedutivo Parte do geral para o particular. É o tipo de método que parte de princípios reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis, sendo suas conclusões puramente formais usando apenas a lógica.
Ex: Todo homem é mortal. (premissa maior) Pedro é homem. (premissa menor) Logo, Pedro é mortal. (conclusão)
1.1.2 Indutivo Parte do particular e chega na generalização
Ex.: Pafúncio é mortal. Leôncio é mortal. Onzenito é mortal.
Jurislando é mortal.
Ora, Pafúncio, Leôncio, Onzenito...e Jurislando são homens.
Logo, (todos) os homens são mortais.
OBS:
Crítica: A indução não pode transmitir a certeza e a evidência, pois chega-se a conclusões que são apenas prováveis.
1.1.3 Hipotético-Dedutivo Parte de uma teoria geral para conclusões específicas utilizando hipóteses.
1.1.4 Dialético Caracteriza-se como um método de interpretação da realidade que se baseia em três grandes princípios: a unidade dos opostos - todos os objetos e fenômenos apresentam aspectos contraditórios; quantidade e qualidade – características que estão inter-relacionadas; e negação da negação - a mudança nega o que é mudado e o resultado, por sua vez é negado, mas esta segunda negação conduz a um desenvolvimento.
1.1.5 Fenomenológico É um método de investigação científica destinado primordialmente á pesquisa de fenômenos humanos, tais como vividos e experimentados. Envolve estratégias de coleta de dados (entrevistas não diretivas, descrição oral das experiências vividas pelos sujeitos) e estratégias de apresentação de resultados