Dança Valça
1395 palavras
6 páginas
Instituto AliançaDICIPLINA: Dança
Igarapé-Miri
18/10/2013.
A História da Valsa
Você conhece a história da valsa? Dança comum nos bailes de debutantes. Vamos tentar explicar abaixo as origens e o significado desta dança. Primeiro vamos começar com a definição encontrada nos dicionários.
Val.sa¹ sf (al Walzer, pelo fr valse)
1. Dança de roda em compasso ternário, lenta, moderada ou rápida. 2. Música apropriada a essa dança e que assumiu forma de arte com caracteres diversos.
História da Valsa
A palavra valsa tem sua origem na palavra alemã “waltzen”, que significa “girar”. O giro é a base essencial do passo de valsa. Sua origem se dá na Europa antiga, mais precisamente nos territórios que hoje conhecemos como França, Alemanha e Áustria. É reconhecida, também, como a mais antiga das danças de salão. Segundo estudos, a valsa surgiu de uma mistura de danças folclóricas camponesas das regiões mencionadas acima.
No início, a valsa foi a primeira dança considerada proibida devida a sua natureza e origem. Causava indignação, pois era a única dança onde o casal ficava em uma posição fechada, além da mão masculina precisar ficar na cintura da dama. Os líderes religiosos da época eram unanimes em dizer que a valsa era uma atividade vulgar e pecaminosa. O preconceito contra a valsa nessa época era tamanho, que foi proibida inclusive na Alemanha por Wilhelm II. Nessa época, ela já tinha sido exportada para a América e também era criticada na América do Norte pelas sociedades de Boston e da Philadelphia. Enquanto isso, ela era dançada no clube social de Londres “Almack” pelo Imperador Russo Alexander, pela Princesa Esterhazy, do Reino da Bavária, e pelo Lord Palmerston, ficando conhecida então como “Valsa Imperial”, decretando assim que seria impossível a sua extinção. Mas a sua existência foi podada por decretos de ordem pública, onde lia-se:
“Os homens e as mulheres