analise estrturada
• Introdução.
• Diagrama de Fluxo de Dados.
• Dicionário de Dados.
• Estudo de Caso.
• Desenvolvimento do Sistema.
Introdução
A codificação estruturada é um conjunto de técnicas e ferramentas em constante evolução com o objetivo de tornar possível alguns benefícios notáveis, aperfeiçoando a produtividade em linhas de codificação, visando resolver as dificuldades de comunicação no desenvolvimento dos sistemas e programas provendo uma abordagem sistemática ciclo por ciclo, para desenvolver a analise.
Análise Estruturada
Como todos os métodos de análise de requisitos de software, a análise estruturada, vem a ser um a atividade de construção de modelos com fluxo e conteúdo das informações divididas em partições funcionais, descrevendo a essência daquilo que deve ser construído.
A análise estruturada também contém gráficos que possibilita o analista criar modelos de fluxo de informação, com uma heurística para o uso dos símbolos, juntamente com um dicionário de dados e narrativas de processamento como o complemento aos modelos de fluxo de informação.
Um modelo de fluxo pode ser criado para qualquer sistema baseado em computador, independentemente do tamanho e complexidade.
Um meio importante de representar os dados vem a ser através de um DFD( Diagrama de Fluxo de Dados ).
Diagrama de Fluxo de Dados
O diagrama de fluxo de dados é uma ferramenta muito utilizada no projeto de um sistema, com linguagem fácil e poucas simbologias o DFD descreve o fluxo de informações sem uma representação explícita da lógica procedimental (condições ou loops).
Ele mostra a estrutura do sistema e sua fronteira, e se baseia em quatro elementos gráficos, que são:
Processo
Responsável pela transformação do fluxo de dados de entrada em fluxo de dados de saída, ele pode ser representado em forma gráfica, por alguma das figuras abaixo:
Fluxos de Dados
É representado por uma seta, onde é feita a transferência de dados,