xcvx
São expressos em termos percentuais e, também, têm certas características em comum, sendo uma delas, as razões de quantidade no período corrente para as quantidades no período-base.
Os principais índices financeiros brasileiros são: Balança Comercial, BTNF, Caderneta de Poupança, Dólar, Euro, Risco País, FGTS, ICV, IGP-DI, IGP-M, INCC-DI, INPC, IPC-DI, IPCA, Salário Mínimo, Taxa Selic, TJLP, TR, entre outros.
Há três classificações de números-índices administrativos e econômicos: índice de preço, quantidade e valor.
Dividem-se em números-índices simples, quando um só produto está em jogo e, números-índices composto quando envolver um grupo de artigos.
Os Números-índices simples avaliam a variação relativa de um único item ou variável econômica entre dois períodos de tempo. Calcula-se como a razão do preço, quantidade ou valor em dado período para o correspondente preço, quantidade ou valor num período-base. A principal limitação dos índices simples é que eles se referem apenas a itens isolados, enquanto que, frequentemente, necessitamos sintetizar variações para um grupo de itens.
a) Preço:
b) Quantidade:
c) Valor:
Já, os Números-índices compostos são usados para indicar uma variação relativa no preço, na quantidade ou no valor de um grupo de itens. Os números-índices compostos dividem-se em dois métodos: O método dos Agregados Ponderados e a Média dos Relativos de Preço.
a) O método dos agregados ponderados é utilizado para determinar variações de preço para um grupo de artigos, focalizando somente preços. As variações nas quantidades devem ser eliminadas.
b) O método da média ponderada dos relativos é uma alternativa do método dos agregados ponderados, resultando exatamente às mesmas cifras.