Grécia Antiga: Olímpiadas
Teve origem em Olímpia em meados de 776 A.C (há registros da data em pedras do templo de Hera). Eram competições realizadas por atletas de cidades-estados que formavam a Grécia Antiga. As competições se realizavam no templo de Zeus em Olímpia
Importância:
Possuía grande importância para os gregos, pois, possuía caráter religioso, político e esportivo. Primeira mente era uma forma de homenagem aos deuses, principalmente Zeus (deus dos deuses). Era um momento importante na busca pela harmonia entre as cidades-estados. Servia também como um evento de valorização a saúde e do corpo saudável.
Paz olímpica:
Os jogos ocorriam de quatro em quatro anos, quando havia a realização do evento ocorria tréguas nas guerras e conflitos, para garantir a segurança dos atletas até Olímpia.
Participação e Prêmios:
Como os jogos eram realizados no templo de Zeus, não era permitida a entrada de mulheres no local, somente homens assistiam e participavam no evento. Os participantes eram escolhidos após rígidas investigações de conduta. Os participantes chegavam ao templo antes da data dos jogos, pois era obrigatório que se preparassem fisicamente e espiritualmente para as competições.
Os vencedores das competições eram tratados como heróis ganhavam prêmios que simbolizavam honra e a glória. Coroas de louro e ramos de palmeia eram dados aos vencedores
Modalidades:
Os atletas disputavam várias modalidades na antiguidade como, por exemplo, arremesso de disco, corrida, natação, pentatlo, boxe, luta, salto a distância entre outros.
Fim das Olimpíadas na Grécia Antiga:
Já sobre o domínio do Império Romano cristianizado, os gregos foram proibidos, em 392 pelo imperador Teodósio I, de praticar qualquer manifestação que valorizasse o politeísmo (culto a vários deuses). Desta forma, os últimos Jogos Olímpicos ocorreram em 393.