A escrita infantil o caminho da construção
Autor: Maria da Glória Seber.
INTRODUÇÃO.
Este livro tem como objetivo principal proporcionar ao educador o conhecimento sobre a aprendizagem da criança, referente ao sistema representativo da escrita, alem de permitir que o leitor tenha acesso a situações de dentro de sala de aula e experiências vivenciadas por professores.
CAPITULO I
- Da Indiferenciação a diferenciação do grafismo do desenho e da escrita. A criança constrói suas idéias a respeito da escrita antes mesmo de iniciar o período escolar, no meio social ela se depara com varias situações onde a escrita esta presente como: placas de transito, cartazes, jornais, rótulos de produtos, televisão, etc, todo esse material desperta a curiosidade infantil. O educador deve avaliar qual o conhecimento que a criança já tem sobre a escrita para poder iniciar o processo de ensino aprendizagem, é importantíssimo o educador notar pequenos rabiscos ou desenhos que a criança possa fazer nas atividades, esses rabiscos ou desenhos expressa as intenções dos produtores, algumas vezes as notações que rodeiam as figuras desenhadas são explicadas pelas crianças como sendo algo escrito.
- A importância das trocas lingüísticas. A linguagem oral e a escrita são dois sistemas inventados pelo homem para representar idéias, ao interagir com a criança o adulto acaba estimulando-a a formar conhecimentos tanto oral como escritos, quando a criança vive situações sociais de dialogo, em bem pouco tempo ela domina a língua o suficiente para se expressar com desembaraço e compreender o que lhe é dito, isso também ocorre com a escrita, à medida que os contatos com situações de escrita se intensificam, o material gráfico se transforma em algo que desperta sua atenção.
- Avanços conceptuais da escrita. - O papel do professor. O professor deve