Pedagogia
RESUMO DO LIVRO “A ESCRITA INFANTIL”
Maria da Gloria Seber
É indiscutível a importância da leitura do livro A escrita infantil- O caminho da construção da autora Maria da Gloria Seber.
Realmente esta obra dá oportunidade ao professor de repensar sua postura pedagógica através da descrição de um dialogo entre dois educadores de idéias tão diferentes sobre o ensino e aprendizagem. O tradicional versus as idéias renovadoras que garantem o sucesso e avanços de nossas crianças.
As amarras existentes como a idade cronológica, a maturidade, coordenação motora, os métodos podem ser empecilhos nesse processo.
Temos que saber que cada aluno é um ser com suas facilidades e dificuldades e que o fator tempo é valioso, pois uns se alfabetizaram muito cedo e outros podem levar mais tempo para compreender como nossa língua funciona.
Cabe ao professor conhecer e muito cada um, dar liberdade, ser o interlocutor e facilitador através de seu conhecimento da matéria prima que tem em suas mãos: o aluno pensa, descobre “sozinho” o caminho dessa construção. O professor precisa e deve saber o que o aluno está pensando e saber sobre sua escrita.
A própria criança faz reformulação através de tentativas, errando e acertando chegando à compreensão de como as letras se combinam em qualquer palavra escrita, num processo ativo na interação com o material gráfico. Não é fazendo cópias, repetições e transmissões que o aluno constrói sua aprendizagem conceitual da língua escrita.
A construção se dá partindo da própria criança que “descobre”, pensa, presta atenção e sente prazer em fazer progressivas associações conforme seu nível de organização efetiva e intelectual.
Ele deve ser estimulado a colocar em funcionamento princípios de estruturação, os quais não podem ser impostos de fora pelas características das palavras e nem mesmo passíveis de transmissão passiva, mas através de possibilidades de raciocínio.
As ações de ordenar, fazer correspondência um a um,