A escola e a atuação para o serviço social
A Escola e a Atuação do Serviço Social: "Um Passo para o Futuro"
INTRODUÇÃO
Para melhor compreensão, a seguir um breve relato da história da educação no Brasil.
Com a expansão do império europeu, diversas terras passaram a ser dominadas por esta nação. Com a chegada dos Jesuítas, várias modificações metodológicas ocorreram na região em que até bem pouco tempo atrás, não possuía nenhuma forma institucionalizada de conceber o ensino. A expulsão dos Jesuítas, por sua vez, originou um outro tipo de educação, fundamentalmente baseada nas chamadas "aulas régias".
Os moldes do ensino no Brasil, atendiam aos padrões de divisão de classes, sendo um tipo de educação para os pobres e outro tipo para os filhos das elites da época. Qualquer semelhança com os dias de hoje não é simples coincidência.
Os pioneiros e maiores responsáveis pela conquista da região amazônica foram os espanhóis que chegaram por volta de 1.500. Buscavam basicamente converter os habitantes nativos à sua religião, que era o cristianismo e extrair as riquezas que por ventura encontrassem e enviá-las para seu país. No que se refere à educação existente naquele período, sua característica maior era o embasamento na oralidade como forma de transmitir conhecimentos.
No século XVI, o modelo de educação nasce a partir do relato oral. Dessa forma, criaram-se muitos mitos sobre o que existia na região amazônica, como por exemplo, o mito das guerreiras chamadas pelos europeus de amazonas. Também com base no relato oral, diversos mapas da região amazônica foram confeccionados, servindo de guia para outros exploradores que viessem a demonstrar interesse pela região. A transmissão de conhecimentos através do diálogo ficava sob a responsabilidade de cronistas que escutavam os índios e à sua maneira interpretavam o que estava sendo dito, segundo os padrões e valores europeus.
A educação durante o período do modo de produção escravista, que vai