Serviço social na educação
DO ASSISTENTE SOCIAL
Mariana Dias Vieira Coelho, Luzia Correia Maciel , Andrea de Jesus Lopes Barbosa,
Aila Barbosa, Marilda Monteiro Ribeiro
Tutora: Kene Pariz
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado/ Serviço Social (SES0711) – Projeto Interdisciplinar – MODULO II
03/07/10
RESUMO
A pesquisa propõe reflexões acerca das áreas de atuação do Assistente Social, que, como um profissional humanista, está comprometido com valores que dignificam e respeitam as pessoas e suas diferenças. Compreende-se que a prática profissional do Assistente Social não está firmada sobre uma única necessidade, sua especificidade está no fato de atuar sobre várias necessidades. Neste estudo buscamos identificar a importância do Assistente Social no campo educacional, conhecendo os problemas sócio-educativos e as contribuições do Serviço Social no sistema escolar.
Palavras-chave: Serviço Social, Atuação, Educação.
1 INTRODUÇÃO
Este paper consiste em construir reflexões e conhecimentos acerca dos espaços e campos de atuação do Assistente Social, mais especificamente no sistema educacional.
O profissional de Serviço Social tem qualificação profissional para atuar em organizações da esfera estatal, empresas mercantis, político-sindical, ONG’s e trabalho autônomo. Pode atuar na Saúde, na Educação, na Previdência Social, na instituições jurídicas, no campo da Infância e Juventude, nas varas de família, nas instituições do sistema penal, na Habitação, na elaboração de projetos sociais e em vários projetos que envolvem a garantia de direitos dos cidadãos.
Com o mercado de trabalho em expansão, o Assistente Social pode ainda atuar em planejamentos de políticas sociais, assessorias e consultorias.
Neste estudo, apresentaremos a importância do Assistente Social no sistema escolar, pois os problemas sócio-educativos podem ser atenuados por meio da