A Importância do Serviço Social no Sistema Escolar Público
1. InTRODUÇÃO
Com base nos Projetos de Lei (PL) n.º 3.688 de 2000 e n.º 837 de 05 de julho de 2005, que dispõem sobre a introdução do assistente social no quadro de profissionais da educação da escola pública, levantaram-se pontos centrais da aproximação assistente social ao campo educacional. A partir de uma breve análise das correntes sociológicas funcionalistas e crítico reprodutivista de Durkheim, Bourdieu em contraposição com a linha do materialismo histórico, com a teoria do conhecimento em Gramsci, buscou-se verificar a importância do assistente social no sistema escolar público, sendo uma nova forma de atuação do profissional. Desta maneira, confirma-se a hipótese de que há verdadeiramente a necessidade deste profissional na educação, pois no cotidiano escolar enfrentam-se complexas questões sociais que o conhecimento pedagógico não consegue enfrentar sozinho precisando de outros saber como o do assistente social.
PALAVRAS CHAVE: Serviço Social, Educação, Sociedade, Escola Pública.
2. JUSTIFICATIVA
A pertinência deste Projeto de Pesquisa consiste em construir reflexões e conhecimentos acerca da atuação do Serviço Social no sistema escolar público.
Como objetivo, de contribuir para que a atuação profissional na política de Educação se efetiva em consonância com o processo de fortalecimento do projeto ético-politico do serviço social e de luta por uma educação publica, laica, gratuita, presencial e de qualidade, que,enquanto um efeito direto social,potencialize formas de socialiabilidade humanizada.
Mediante as propostas acima mencionadas, supõe-se que os problemas socioeducacionais podem ser atenuados por meio da atuação interdisciplinar do profissional do Serviço Social, em conjunto com os demais agentes escolares da rede pública.