A igreja do diabo machado de assis
Conto de Machado de Assis
Neste ano comemoramos centenário de Machado de Assis, um escritor brilhante que esqueceremos jamais. No conto"A igreja do diabo", Machado conseguiu mostrar os dois lados da vida: o bem e o mal de uma maneira ironica para tornar a leitura desse tema mais agradável.
Nesse conto nota-se fragmentos da luta constante do mal contra o bem, em busca de poder, sintetizando o preço alto pago por praticar coisas licitas e a facilidade para as ilicitas.
O auotor faz crítica aos valores que perderam-se com o passar dos tempos como: paz, carinho, fraternidade, etc.. com essa perda, o caráter do homem foi transformado, criou-se as " franjas" que contribuem para o pecado. O autor usou essa expressão como metáfora para exemplificar os erros que todos os humanos são capazes de cometer, ás vezes direta ou indiretamnete.Quando a pessoa cai em seu real pensamento, retorna a fazer o bem e agradar a Deus causando aborrecimento ao diabo. O mal e o bem podem ser comparados aos dois lados de uma moeda, ao jogá-la apenas um lado prevalecerá em dado momento, logo após pode ser sujeito a novamento mudar de lado ao ser jogada.
Com isso, nota-se que o ser humano é uma constante incógnita, pois muda facilmente sua opinião e apenas ele tem o livre arbitrio para tomar suas próprias decisões, escolher o caráter a seguir, sendo correto ou incorreto, depende dele para contribuir com ações benignas ou malignas. Em alguns momentos da vida os seres humanos experimentam os dois lados da moeda.
Enfim, fica evidente que o homem é um ser variável sujeito á mudanças em busca da realização humana e o bem sempre vencerá o mal, pois o poder maligno é apenas temporário e