SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO
4.REFERENCIAL TEÓRICO
4.1
4.2SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO
O Serviço social é a profissão que trabalha diretamente com as expressões da questão social, a partir da perspectiva do direito. De acordo com o código de ética da profissão (1993) os princípios norteadores da atuação profissional esclarecem essa postura, entre eles o reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas politicas a ela inerentes, defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo. No entanto, para que seu trabalho seja efetivo nessa perspectiva e levando em consideração o projeto ético-politico da profissão, é necessário à existência de condições materiais humanas, financeiras e, sobretudo institucionais para que haja materialidade no seu fazer profissional.
O Assistente Social esta inserido em diversos espaços atuando na implementação de políticas publicas, entre eles encontra-se a educação. A política publica de educação brasileira busca responder as demandas da sociedade, sofre rebatimentos em sua pratica desde o seu surgimento no período colonial. Esta sempre se redefinindo para dar respostas efetivas a estas necessidades. A concepção de educação envolve relações complexas entre sujeito e o Estado apresenta-se despreparado para suprir a demanda e grande parcela da população permanece em uma situação de exclusão social. Neste sentido, importa-nos compreender o processo de inserção desse profissional na referida politica: suas ações profissionais neste espaço; nortear a analise para descrição dos limites e das possibilidades para a atuação do serviço social.
A abertura da Politica de Educação brasileira, para a atuação do assistente social nas escolas, é um assunto que tem ganhado bastante repercussão no seio da categoria profissional. As