a escola como espaço socio-cultural
Aspectos Antropológicos e Sociológicos
A ESCOLA COMO ESPAÇO SÓCIO-CULTURAL
Juarez Tarcisio Dayrell
Professora: Danielle
Ludmila Hermenegildo- Matrícula: 201408294991
(setembro / 2014)
Discutir a escol como espaço sócio-cultural nos faz compreender melhor toda a dimensão educacional e pedagógica que inter-relacionam a dinâmica do processo ensino aprendizagem levando em consideração todos os sujeitos que participam dessa trama social e acima de tudo, percebendo-os como seres culturalmente diferentes uns dos outros, que participam ativamente na construção e reconstrução da estrutura escolar enquanto instituição.
O texto ressalta que a instrução centrada na transmissão de informações, reduz o conhecimento como produto, enfatizando apenas o resultado e não o processo. Nesta perspectiva há o reforço da homogeneização dos conteúdos, ritmos, estratégias, descartando todas as possibilidades de diversidade. O autor destaca em seu texto, a importância da heterogeneidade cultural desses sujeitos participantes, de forma a possibilitar uma rica discussão sobre a importância do olhar do educador frente a essas diversidades, que os fazem sujeitos sócio-culturais, com visões de mundo, escala de valores, sentimentos, emoções, desejos hábitos que lhes são próprios. É importante que a escola também leva em consideração as experiências vividas dos alunos, para que possa contextualizá-los na dinâmica da instituição podendo cumprir com a sua função social na formação dos cidadãos.
No texto mostra que devemos sempre ter algo novo para os alunos, para que eles tomam interesse naquilo, como no exemplo da festa de halloween realizada na escola como era algo novo, eles ficaram bastante empolgados, deixaram de jogar truco para poder ensaia, outros brigavam com aqueles que não tinham interesse em participar e mostravam a eles o quão interessante era aquilo. Por isso devemos ter sempre novidade para despertar o interesse dos