A escola como espaço sócio cultural
Instituto de Ciências Humanas
Curso de História
Disciplina de Estágio Supervisionado I
Aluna: Juliana Pereira Bittencourt
Professor: Maria Mascarenhas
-------------------------------------------------
Resenha do texto A escola como espaço sócio-cultural de Juarez Dayrell
Juarez Dayrell segue em sua linha de pesquisa temas como movimentos sociais, ações coletivas, cultura e também a educação, tema referente à sua obra analisada no presente texto. A escola como espaço sócio-cultural, presente em sua obra Múltiplos Olhares sobre educação e cultura é fruto das suas pesquisas para seu pós doutorado, onde o autor busca evidenciar os processos de socialização da juventude, enfocando especificamente a relação juventude-escola. Assim, Dayrell se lança no questionamento do papel da escola como agente de socialização dos alunos.
A partir dessa proposta, o autor trata em seu texto de diversos pontos relacionados ao funcionamento da escola como esse espaço sócio-cultural, falando desde a chegada dos alunos na escola a sua arquitetura, tudo como forma de problematizar a função social da escola.
Ele começa falando dos primeiros olhares sobre a escola, e afirma que,
Analisar a escola como espaço sócio-cultural significa compreendê-la na ótica da cultura, sob um olhar mais denso que leva em conta a dimensão do dinamismo, do fazer cotidiano [...] (Dayrell, 1996, p. 136).
Dayrell nos fala sobre isso para explicar que a escola é feita por sujeitos sociais e históricos, e que assim, falar dela implica em resgatar o papel desses sujeitos que a constituem enquanto instituição. Mais adiante ele trata a escola como um espaço social próprio, ordenado em dupla dimensão e que aparece como um fruto da ação recíproca entre o sujeito e a instituição e segue citando um texto que reflete questões referentes às dificuldades e angústias de professores de escolas noturnas da rede pública de Belo Horizonte, o texto, que surge de