Matemática Financeira
Professor:
Matemática Financeira
(Etapas 1 e 2)
Taboão da Serra
2011
Desenvolvimento:
Fundamentos da Matemática Financeira:
Demonstra a diferença básica entre juros simples e juros compostos destacando principalmente a capitalização composta.
A cada reunião do Copom ( Conselho de Política Monetária), é divulgada uma taxa básica de juros que representa o custo básico do dinheiro na economia. Quanto mais alta for essa taxa, maior será o custo do dinheiro, tanto para o consumidor quanto para as empresas.
Os períodos de capitalização interiores a 1 e a descontos de títulos junto aos agentes financeiros esta relacionado com a capitalização simples e os casos em que o período de capitalização é superior a 1 esta mais ligado ao regime d capitalização composta, esses dos regimes de capitalização estão presentes na vida financeira pessoal de qualquer ser humano.
Nas disciplinas acadêmicas como Administração financeira pessoal, administração financeira e orçamentária, contabilidade de custos, entre outras.
As habilidades o ajudaram a identificar as principais diferenças entre juros simples e compostos.
Noções de Juros Simples (lineares): A capitalização a juros simples se concentra na aplicação direta dos conceitos básicos. O valor do montante de uma divida pode ser calculada de forma linear e de maneira intuitiva.
Ao realizar um calculo financeiro certifique-se de que o tempo e a taxa estejam na mesma base. Um valor pode ser capitalizado ou descapitalizado a juros simples ou composto desde que tempo e taxa estejam na mesma base.
Noções de Juros Compostos (exponenciais): Na capitalização composta se paga juros sobre o valor presente, mas com uma diferença, o valor inicial deve ser corrigido período a período. Tais correções são sobrepostas e sucessivas por “ n período” em função de uma taxa de juros contratada.
Valor presente e Valor Futuro:
Valor Presente: É o valor atual,