A escola como espaço sócio-cultural
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
CAMPUS - VIII - PAULO AFONSO - BA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – VII Período Estudo e Metodologia do Ensino de História - Profª : Jamile Discente: Givanildo Oliveira de Alencar
Dayrell, Juarez Tarcisio. Múltiplos Olhares sobre Educação e Cultura. BH; UFMG, 1996
A ESCOLA COMO ESPAÇO SÓCIO-CULTURAL
PRIMEIROS OLHARES SOBRE A ESCOLA
Analisar a escola como espaço sócio-cultural significa compreendê-la na ótica da cultura, sob um olhar mais denso, que leva em conta a dimensão do dinamismo, do fazer-se cotidiano, levado a efeito por homens e mulheres, trabalhadores e trabalhadoras, negros e brancos, adultos e adolescentes, enfim, alunos e professores, seres humanos concretos, sujeitos sociais e históricos, presentes na história, atores na história. Falar da escola como espaço sócio-cultural implica, assim, resgatar o papel dos sujeitos na trama social que a constitui, enquanto instituição. (parágrafo 1-pag.135)
[...] Em outras palavras, analisam os efeitos produzidos na escola, pelas principais estruturas de relações sociais, que caracterizam a sociedade capitalista, definindo a estrutura escolar e exercendo influências sobre o comportamento dos sujeitos sociais que ali atuam.
A partir da década de 80, surgiu uma nova vertente de análise da instituição escolar, que buscava superar osdeterminismos sociais e a dicotomia criada entre homem-circunstância, ação-estrutura, sujeito-objeto. (parágrafo 2-pag.135)
A Escola como espaço sócio-cultural, é entendida, portanto como um espaço social próprio, ordenado em dupla dimensão, institucionalmente, por um conjunto de normas e regras, que buscam unificar e delimitar a ação de seus sujeitos. (parágrafo 5-pag.136)
Desta forma, o processo educativo escolar recoloca a cada instante a reprodução do velho e a possibilidade da construção do novo, e nenhum dos lados pode antecipar uma vitóriacompleta e definitiva. Esta