a engenharia de software resumo
A engenharia de software, é uma disciplina da engenharia, cuja meta é o desenvolvimento de sistemas de software com boa relação custo-benefício. O software é abstrato e intangível,não é restrito por materiais nem regido por leis físicas ou por processos industriais. Isso de certa maneira simplifica a engenharia de software, por haver limitações físicas para o potencial do software. Por outro lado, contudo, essa ausência de limitações naturais significa eu o software pode facilmente se tornar bastante complexo e consequentemente, muito difícil de ser compreendido.
A noção de engenharia de software surgiu pela primeira vez em 1968, em uma conferencia organizada para discutir a chamada crise de software. Essa crise era resultante direta da introdução do hardware de terceira geração:
3ª GERAÇÃO (1964 - 1971): A 3ª Geração surgiu com a utilização dos Circuitos Integrados - SLT (Solid Logic Technolo-gy) uma técnica de microcircuitos. Nesta geração os computadores podiam realizar vários processamentos simultâneos.
As técnicas de integração evoluíram de SSI (integração em pequena escala)para MSI (integração em média escala), LSI (integração em grande escala) eVLSI (integração em muito grande escala). Esta classificação é baseada na quantidade de componentes que o integrado contém. A programação dos computadores desta geração foi facilitada pelo aparecimento de linguagens orientadas para o problema específico. As linguagens são de natureza universal e assemelham-se cada vez mais a linguagem do homem.
As operações de cálculos eram realizadas em bilionésimos de segundos.Realizando 1.280.000 adições/segundos.
Sua capacidade tornava viáveis aplicações de computador até então inimagináveis. O software resultante era bem maior e mais complexo que os sistemas de software precedentes.
A experiência inicial de construção desses sistemas mostrou que uma abordagem informa do desenvolvimento de software não