Resumo de engenharia de software
Assim entendemos que a qualidade de um produto esta fortemente influenciada pelo gerenciamento do processo. Podendo apresentar diversos modelos, de acordo com áreas de conhecimento, praticas e estudo. Os elementos básico de um processo são: Papeis definidos, Atividades, Passos, Artefatos (entradas e saídas),Regras, Método e Técnicas (estimativa, abstração), Sequencia de execução(fluxo de trabalho – diagrama de atividades), Ferramentas.
Ciclos de vida – São boas praticas descrita de forma abstrata e métodos de desenvolvimento, que orientam as definições do processo. Provendo pontos de controles que permitem avaliação de controle de qualidade e gerência. Tendo principal objetivo determinar a ordem e as fases das atividades envolvidas no processo de software.
Modelos de ciclo de Vida – CASCATA – É um modelo sequencial sendo fortemente disciplinado, porém em projetos reais se torna difícil seguir um fluxo sequencial. Pois um dos problemas é definir quando uma fase termina e a outra começa. È complicado definir todos os requisitos nas fase inicial e não tem plano para abordar mudanças de requistos ao longo do ciclo.
Modelos de ciclo de Vida – ESPIRAL – O projeto acontece em forma de pequenos ciclos, onde cada um finaliza um versão de um sfotware executável, a cada nova iteração se produz versões mais completas. Esse modelo permite a análise de riscos em várias etapas do desenvolvimento. Porém a analise dos riscos é que definem o sucesso! Pensando assim seu foco é o gerenciamento de risco, onde sempre avalia cada alternativa e no final de cada espiral se preenche formulário padrão.
Modelos de ciclo de Vida – V – sequencial, gera