Resumo do Artigo "Alguns Fundamentos da Engenharia de Software"
Wilson de Pádua Paula Filho começa o capítulo Alguns Fundamentos da Engenharia de Software, da revista Qualidade de Software, questionando o que é Engenharia de Software. Logo depois ele afirma que ela é ensinada em disciplinas nas graduações de Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou Informática, no Brasil, porém em outros países há programas de graduação, mestrado e doutorado para a Engenharia de Software. Além disso ele diz que o termo não é utilizado para designar carreira profissional.
Ele diferencia Ciência de Engenharia explicando a importância de cada uma dessas e em relação à sua aplicação no mundo tecnológico em que se vive hoje, para a obtenção de conhecimento. Além disso, afirma que engenharia está ligada à noção de valor, a importância das consequências desta noção e, destaca como a Engenharia de Software se relaciona com a noção de valor.
Posteriormente, Wilson destaca o relacionamento que há entre os termos Arte, Técnica, Artesanato e Indústria com Engenharia de Software. Indicando características de cada um presentes na área da engenharia; dizendo o quão é importante se ater a certas características presentes como, por exemplo, as responsabilidades das grandes equipes formadas em indústrias na criação de softwares profissionais, no ramo de estudo e cuidado da Engenharia de Software para produção de valor.
Logo após, ele destaca o nível de relação entre a engenharia estudada e a produção de valor, afirmando que tratam os softwares como produtos. Então, vai caracterizando os tipos de softwares que interessam para estudo na Engenharia de Software, e como aqueles programas que não interessam podem vir a interessar, se tornando, portanto, produtos. Desta forma, ele caracteriza também o ciclo de vida dos programas, indicando cada passo de sua existência, desde o porquê de sua criação até sua retirada do ‘ar’ por chegar ao fim de sua vida útil. Utiliza um diagrama UML para