Resumo artigo a view of 20th and 21st century software engineering
1. Identificação
ALUNO :
DISCIPLINA: Fundamentos de Engenharia de Software
REFERÊNCIA COMPLETA: A View of 20th and 21st Century Software Engineering
Barry Boehm
University of Southern California
University Park Campus, Los Angeles boehm@cse.usc.edu 2. Resumo das Principais Idéias do Artigo
O autor toma como base na hipótese de Hegel para descrever uma linha do tempo, década a década, sobre a engenharia de software. Ele utiliza-se dos conceitos de tese (é por isso que as coisas acontecem da maneira que eles fazem), antítese (a tese falha em alguns aspectos importantes, aqui é uma explicação melhor) e síntese (a antítese rejeita demais a tese original, aqui é um híbrido que captura o melhor de ambos, evitando os seus defeitos) para classificar as características cada década.
Assim, ele classifica de Tese o fato da década de 50 ser caracterizada como uma década onde engenharia de software era feita por engenheiros hardware ou matemáticos e pelo fato do custo com mão de obra e ferramentas computacionais serão desproporcionais, sendo o segundo expressivamente elevado.
Já a década de 60 é conceituada como uma Antítese onde percebe-se que engenharia de software não apenas é diferente de engenharia de hardware como também é mais fácil de produzir e manter. Iniciam-se as abordagens de desenvolvimento de software baseadas no conceito de “codificar e consertar”, entretanto o custo com software se manteve expressivamente caro, além disso, vêm à tona as dificuldades de estimar prazos, recursos, além da dificuldade em testá-los. A demanda aumenta e com isso a necessidade de pessoas também, sendo suprimida por pessoas de outras áreas, o que só aumentou a quantidade de remendos nos softwares. A solução foi a "cultura hacker" de muito brilhantes espíritos livres cluster em torno das grandes universidades departamentos de ciência da computação. Por fim ele cita outras tendências dessa década, como a melhoria na