Engenharia de software
Professor: Jair Cavalcanti Leite
Objetivo do Curso
Programa do Curso
Bibliografia
Sites Relacionados
Atualmente a disciplina de engenharia de software na UFRN não está sendo oferecida por mim. Mas você pode ver um resumo das minhas aulas no meu blog.
Não deixe de visitar as páginas do novo curso de engenharia de software da UFRN.
Objetivos
A Engenharia de Software (ES) surgiu em meados dos anos 70 numa tentativa de contornar a crise do software e dar um tratamento de engenharia (mais sistemático e controlado) ao desenvolvimento de sistemas de software complexos. Um sistema de software complexo se caracteriza por um conjunto de componentes abstratos de software (estruturas de dados e algoritmos) encapsulados na forma de procedimentos, funções, módulos, objetos ou agentes e interconectados entre si, compondo a arquitetura do software, que deverão ser executados em sistemas computacionais.
Os fundamentos científicos para a engenharia de software envolvem o uso de modelos abstratos e precisos que permitem ao engenheiro especificar, projetar, implementar e manter sistemas de software, avaliando e garantido suas qualidades. Além disto, a engenharia de software deve oferecer mecanismos para se planejar e gerenciar o processo de desenvolvimento.
O que este curso aborda?
Aprender tudo o que é necessário para se construir software não é papel de uma única disciplina de 60 horas, mas de um elenco de matérias que poderiam compor um curso completo de graduação. Este curso apresenta métodos e técnicas para o desenvolvimento de software que abordam especificação, modelagem, arquiteturas, verificação e testes de software, bem como para o planejamento e gerenciamento do processo de desenvolvimento.A disciplina de ES se preocupa em sistematizar o desenvolvimento através de modelos, técnicas e ferramentas para o produto e para o processo.
O que este curso não aborda?
O curso não ensina em detalhes cada uma das etapas do processo de