Software e Engenharia de Software
SOFTWARE E ENGENHARIA DE SOFTWARE
Marlon Ricardo Reinert Brodwolf
Joinville
2015
Conceitue software:
Software é um componente do computador, que tem por finalidade atender as necessidades da seu objetivo de construção. É composto pelo próprio código base do programa, toda a documentação a ele relacionada (seja ela para usuários ou profissionais da área), arquivos (que compõe o restante do programa), parâmetros de configuração e um canal online para suporte/atualizações/correções de problemas. Conceitue produto de software e seus tipos:
Produto de software são os sistemas comercializados pelas empresas do segmento de Tecnologia da Informação. O software pode ser desenvolvido sob duas óticas distintas. Podem atender a necessidades gerais, tais quais todos os clientes estão sujeitos, portanto um produto de software genérico acaba por atender a necessidade de vários clientes. Porém, alguns clientes tem demandas mais específicas, portanto faz-se necessário a crianção de um software personalizado, que atenda aos requisitos apenas daquele cliente. O que são sistemas legados e qual sua relação com a engenharia de software?
Sistema de software legado, são os sistemas desenvolvidos a décadas, muito antigos, sistemas esses que passaram por diversas modificações desde a sua criação de modo a atender as mudanças dos requisitos do cliente. Do ponto de vista da Engenharia de Software, o software legado causa problemas pois peca muitas vezes no aspecto da qualidade, pois, as documentaçõoes para esse sistema são pobres ou nem mesmo existem, outro problema comum é que não existem históricos de modificação do software.
Explique os processos fundamentais de software: especificação, desenvolvimento, validação e evolução de software:
- Especificação: Etapa em que são levantadas as necessidades do cliente, definição do que o software abrangerá.
- Desenvolvimento: Processo em que acontece a codificação do software, norteada