Engenharia de Software
Introdução
A engenharia de software tem se tornado uma ferramenta cada vez mais importante para os profissionais envolvidos com a tecnologia da informação.
Histórico de software
Nas primeiras décadas o desafio era a construção de hardware que pudesse processar grande quantidade de informações a baixo custo. A construção de software na época era considerada atividade de segundo plano, pois o maior objetivo era o processamento de dados de grande volume e nenhuma interação com o usuário.
Com a evolução dos computadores e de novas necessidades dos usuários, o software teve que evoluir para atender com mais eficiência e qualidade a estas necessidades. No início da era da computação, o software era customizado, sob medida para desempenhar uma função especifica, conhecido como orientação batch. A partir dos anos 70, a evolução do software se tornou mais evidente com o surgimento dos computadores multiusuários e processamento em tem real.
Na década de 80, com a diminuição do custo dos computadores, houve uma grande demanda por softwares mais interativos para desempenhar tarefas pontuais, porém mais complexas. Com os sistemas distribuídos, o processamento passou a ser executado próximo aos usuários, com a finalidade de atender necessidades pontuais, com regras específicas, mantendo a integração dos dados da organização.
Sistemas distribuídos: União de diversos computadores autônomos, interligados através de uma rede de computadores caracterizada pela descentralização das funções, com o objetivo de compartilhar a execução de tarefas, recursos do sistema: hardware, software e dados.
A qualidade do produto de software depende apenas da metodologia adotada no seu projeto?
A busca pela qualidade do software não se faz por meio de apenas uma metodologia, mas por uma combinação de fatores, como: as melhores ferramentas de automação, técnicas para a garantia da qualidade do software, gerenciamento e controle das atividades