IMPLANTAÇÃO DE FOSSAS VERDES EM COMUNIDADES RURAIS
DE MUNICÍPIOS DO ALTO SERTÃO DE ALAGOAS COMO
BIORREMEDIAÇÃO DO ESGOTO DOMICILIAR
Luciana da Rocha Melo Guerra – luciannamelloengcivil@gmail.com
Universidade Federal de Alagoas – UFAL – Campus do Sertão
Rodovia Prefeito José Serpa de Menezes – AL 145 km 03 – Bairro Cidade
Universitária
CEP 57.580 - 000 – Delmiro Gouveia – Alagoas
Antônio Pedro de Oliveira Netto – oliveira_netto@hotmail.com
Mário Rodrigues Pereira da Silva – mariorodriguesengprod@gmail.com
Gabriel Farias Wanderley - gabrielfariaswander@gmail.com
Resumo: O presente trabalho busca apresentar a viabilidade da implantação de fossas verdes como biorremediação do esgoto domiciliar em algumas comunidades rurais de municípios do alto sertão de Alagoas. O objetivo central da tecnologia é o enfrentamento da problemática do esgoto familiar e das suas consequências para a saúde coletiva da comunidade urbana e/ou rural e para o meio ambiente, sendo alternativa de reutilização do esgoto doméstico para o cultivo de algumas espécies de plantas. Tendo em vista que o crescimento populacional é um desafio contemporâneo, o aumento desordenado da humanidade traz uma série de consequências ao meio ambiente, tais como a utilização e destinação incorreta da água. A falta de saneamento básico é uma realidade, sendo que em alguns países desenvolvidos já existem inovações em tecnologia de tratamento de efluentes.
Uma alternativa é a Biorremediação Vegetal - Fossa Verde que trabalha com o tratamento de efluente doméstico de forma eficiente, trazendo saneamento básico de qualidade para a zona rural/urbana, possibilitando plantio de espécies frutíferas em sua base constituída de solo orgânico, auxiliando no processo de tratamento e trazendo qualidade de vida e saúde.
Assim, este projeto de pesquisa e extensão analisará a eficiência de implantação de fossas verdes. A priori, cada município será contemplado com uma unidade, a qual será financiada pelo projeto Renas-Ser que atua