fossas verdes
FOSSAS VERDES NA COMUNIDADE TAPEBA
Danilo Pereira da Silva
Geny Marques da Silva
Gizélia Pereira Rodrigues
Alunos dos cursos de Gestão Tecnológica da
Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro - FTDR
Professor(a): Thalita Damasceno
Sinopse: O presente trabalho avalia os benefícios adquiridos pela Comunidade Indígena Tapeba após a implantação das fossas verdes. Essa tecnologiaconsiste na construção de uma espécie de tanque de alvenaria impermeabilizado dividido por uma estrutura interna de tijolos que se assemelha a uma câmara. Essa técnica já aplicada em outros municípios vem se ratificando como uma alternativa ecologia e sustentável mostrando-se viável para os índios nos aspectos hídricos, epidemiológicos, sociais e econômicos. O custo para construção é baixo, permite a reutilização do esgoto doméstico para cultivo de plantas e também preveni a contaminação do solo e dos lençóis freáticos, diminuindo os riscos de doenças entres os Tapeba.
INTRODUÇÃO
O saneamento é de extrema importância para a sociedade. É conceituado como um conjunto de medidas adotadas em uma região para melhorar a vida e a saúde dos habitantes (PHILLIP JR. e GALVÃO JR. 2012). A Comunidade Indígena Tapeba, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, com uma população de aproximadamente 6.400 índios (FUNASA, 2010) é um exemplo de comunidade desprovida de serviços sanitários. Essa carência é apontada como a principal responsável pela proliferação de doenças parasitárias e infecciosas e também como fonte de contaminação dos lençóis freáticos da região.
Diante dessa preocupação, foi implantada nessa comunidade a tecnologia da "fossa verde," técnica desenvolvida pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (IPEC) também identificado ECOCENTRO, na qual ocorre o processo de biorremediação vegetal, onde os organismos vivos como plantas ou micro-organismos são utilizados tecnologicamente para remover ou remediar os poluentes