Consequências do aquecimento global
Devido aos efeitos potenciais sobre a saúde humana, economia e meio ambiente o aquecimento global tem sido uma grande preocupação. Importantes mudanças ambientais têm sido observadas e foram ligadas ao aquecimento global. Poderemos aqui apresentar algumas das mais importantes consequências que acontecerão num futuro próximo se nada for feito:
Aumento da temperatura no ar. CONSEQUÊNCIA: mais energia para tornados e tempestades, milhões de espécies desaparecerão, menos precepitação na terra que afectará a agricultura, plantas, ecossistemos, ciclo da água.
Aumento da temperatura na água. CONSEQUÊNCIA: mais energia para furacões, milhões de espécies aquáticas desaparecerão, correntes marítimas em risco (especialmente a do golfo que já parou e poderá parar outra vez, permanentemente. Esta corrente é responsável por enormes quantidades de energia que vêm para a Europa, atravessando todo o Oceano Atlântico. Sem esta corrente uma era glaciar começaria na Europa.
Degelo glaciar. CONSEQUÊNCIA: aumento do nível médio das águas do mar, que levaria à destruição dos ecossistemas costeiros, ilhas e alguns países parcialmente submersos.
Mais extremos, cheias e secas. CONSEQUÊNCIA: morte por fome/falta de água, agricultura destruida, milhões de espécies desaparecem, mais fogos.
Tempestades naturais mais frequentes e especialmente mais fortes (intensidade). CONSEQUÊNCIA: destruição e morte.
Mais deslizamentos de terra (fruto do aquecimento terrestre/ar) CONSEQUÊNCIA: destruição e morte.
Estas são apenas as primeiras coisas a acontecer, mas depois quando tudo começará a entrar numa espécie de reacção em cadeia. Destruição não parará, problemas mais preocupantes aparecerão. Podemos mencionar alguns: por exemplo, como gás poluente, o metano é 27X mais poluente que o CO2, felizmente, é um gás vestigial na atmosfera, quase todo o metano encontra-se congelado nos oceanos, a baixa profundidade. Só que basta o aumento de 1/2 ºC nas águas