Ossos do crânio e face
Trabalho de Anatomia Humana
Ossos do crânio e face
São Paulo
2013
Crânio
O crânio é uma caixa óssea mais ou menos esférica, destinada a abrigar a mais importante parte do sistema nervoso o encéfalo. Compõe-se de oito ossos, dos quais dois são impares, situados na linha mediana do corpo, e quatro, colocados lateralmente, formam dois pares.
Os quatro ossos impares são: o frontal, o occipital, o esfenóide e o etmóide. Os quatro dispostos em pares são: os dois parietais e os dois temporais.
Ossos do crânio
Esfenóide – osso impar, mediano e simétrico, situa – se na base do crânio anteriormente aos temporais e à porção basilar do osso occipital. Apresenta um formato semelhante a uma borboleta ou morcego com as asas estendidas. Consta de um corpo, duas pequenas asas, duas grandes asas e duas apófises pterigóides. O corpo apresenta, superiormente, uma escavação, a sela túrcica, ou fossa pituitária. As duas pequenas asas se destacam da parte superior do corpo e têm forma triangular. As grandes asas se destacam da parte média do corpo. As apófises pterigóides estão situadas na parte inferior, e, para vê-las, devemos olhar o crânio por baixo.
Localização dentro do crânio (em verde) Osso isolado
Frontal – é um osso impar, mediano e simétrico, situado na parte anterior do crânio e forma essencialmente a fronte (testa); o teto da cavidade nasal e órbitas. O osso frontal apresenta duas faces: uma posterior e côncava (face endocranial ou cerebral) e uma anterior, angulosa, projetada para frente e externa (face exocranial ou cutânea). Posição do osso no crânio Osso isolado
Occipital – osso impar, mediano e simétrico,