H3PO4
Será discutido neste trabalho se, a toxicidade de ativos utilizados em multi inseticidas domésticos, pode ser prejudicial à saúde de cães da raça Puddle de porte médio. Multi inseticidas domésticos utilizam ativos como a Tetramina, a Permetrina, a Imiprotrina, a Cipermetrina e os Piretrinóides. Com base em análises toxicológicas clínicas, como a LD 50, e através do estudo e comparação dos sistemas nervoso e respiratório dos insetos com relação aos ratos, será possível iniciar um estudo da toxicidade dos ativos citados em mamíferos. A partir dos mamíferos será estudado então, o sistema nervoso e respiratório dos cães, no caso Puddle de porte médio ( 6kg a 8kg), e chegar a conclusão se existe risco à saúde de cães expostos a Multi inseticidas domésticos.
Um animal de estimação é um animal doméstico selecionado para o convívio com os seres humanos por questões de companheirismo ou divertimento,o que não significa que essa seja a única função dessas espécies na nossa sociedade. O cão, por exemplo, é muito usado não só como animal de companhia, mas também na caça, na guarda domiciliar, etc.
Diferentemente do cachorro de estimação, as pragas domésticas não são selecionadas espontaneamente para o convívio com o homem. Por esse motivo, ele vem buscando uso de pesticidas para o combate das mesmas.
Contudo, vale ressaltar que o uso de produtos químicos para combater um determinado alvo pode acabar atingindo outros não desejados, como por exemplo, os animais domésticos.
A pesquisa aqui proposta tem a finalidade de prever a influência destes pesticidas em cães da raça poodle médio, de 6 – 8 kg (raça entre as 10 mais populares do mundo)¹ e qualificar a toxicidade dos mesmos, se existentes.
¹ Disponível em: Acessado em 28 de Março, 2012.
2 OBJETIVOS
Estabelecer uma relação entre o efeito dos ativos dos pesticidas em cachorros a partir dos dados obtidos em ratos pelas análises toxicológicas clínicas;
Determinar a