Determinação de H3PO4 em Ácido Fosfórico
Relatório da 4ª aula prática de Química Analítica Quantitativa I
“Determinação de H3PO4 em ácido fosfórico P.A.”
Introdução
O ácido fosfórico é uma substância comercialmente encontrada na forma viscosa, diluído em água numa concentração de 85 % em massa. Não é considerado um ácido forte, sendo assim, sua constante de ionização em água é baixa. Possui diversas aplicações, como removedor de ferrugem, protetor de estrutura metálico de cromo, na fabricação de vidros, dentre outras. O fato do ácido fosfórico ser utilizado como protetor em estrutura metálica de cromo, se deve a reação que ocorre formando fosfato de cromo (VI), que preenche os poros corroídos do metal.
Outra aplicação do ácido fosfórico é nos refrigerantes de base cola. O mesmo é utilizado como acidulante da bebida, regulador de doçura e como conservante. Porém, a ingestão em demasia de refrigerante é prejudicial, tendo em vista que o ácido fosfórico presente no mesmo atua no processo de descalcificação dos ossos e dentes.
Objetivo
Quantificar a massa de H3PO4 em uma solução de ácido fosfórico com alto grau de pureza através da realização de uma titulação desta com uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) de concentração conhecida.
Materiais
Garra para bureta;
Bureta;
Suporte universal;
Pipeta volumétrica de 1,00 mL;
Pipeta volumétrica de 20,00 mL;
Pipeta volumétrica de 10,00 mL;
Erlenmeyer de 300 mL;
Balão volumétrico de 250,00 mL;
Béquer de 100 mL.
Reagentes
Ácido fosfórico P.A.;
Solução padrão 0,1 mol/L de hidróxido de sódio (NaOH);
Solução de alaranjado de metila;
Solução de fenolftaleína.
Procedimentos experimentais
I) Preparo da amostra:
Em um pesa-filtro de forma baixa, limpo e seco, pesaram-se 2,5 mL de ácido fosfórico P.A quantificando até a quarta casa decimal. Esta amostra foi transferida para um balão volumétrico de 250,00 mL e completou-se o volume com água destilada. Homogeneizou-se a solução.
II) Titulação:
1. Titulação do 1º hidrogênio: