Quimica
Os gases que estão destruindo a camada de ozônio são os CFC’s (gases clorofluorcarbonetos) usados nos sistemas de refrigeração, como solventes, espumas plásticas, embalagens de aerossóis e muitos outros. Eles são constituídos de carbono (C), cloro (Cl) e bromo (Br).
Quando os CFC’s atingem altitudes superiores (entre 15 e 30 Km) são decompostos pela radiação ultravioleta, ou seja, passam por uma fotólise e liberam átomos de cloro, flúor e bromo.
A catálise ocorre quando os átomos de cloro participam em ciclos das reações catalíticas que destroem ozônio. Observe as equações:
Cl + O3 → ClO + O2
ClO + O → Cl + O2
O3 + O → 2 O2
As moléculas chegam a estratosfera e são expostas a uma grande quantidade de raios ultravioleta. O átomo de Cloro se desprende e rompe o O3 formando ClO e O2. Depois o cloro se desprende do oxigênio e passa a destruir o ozônio, como mostra a equação. Dizemos que essas reações são catalíticas, devido ao fato de que aceleram a destruição da camada de ozônio. O cloro possui um poder destrutível que o possibilita consumir milhares de moléculas de ozônio.
Dentre os prejuízos que a destruição da camada de ozônio traz, está o aumento da incidência do câncer de pele, devido à ação dos raios ultravioletas. Ocorrência do efeito estufa, o que causa um aumento na temperatura do planeta. Assim, as geleiras polares vão se descongelando gradativamente, aumentando o nível das águas nos oceanos.
Por líria alves de souza http://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/reacoes-cataliticas-camada-ozonio.htm » Como é destruída a camada de ozônio?
Como é destruída a camada de ozônio
Você sabia que o spray de cabelo destrói a camada de ozônio?
O ozônio é um gás que possui fórmula molecular O3, e em função de