Resumo: Engenharia de Software - Essencial para as próximas décadas
EXERCÍCIO: PORTAL CAPES
Resumo: Engenharia de Software – Essencial para próximas décadas (FILHO,Antonio Mendes da Silva Filho)
Podemos não perceber, mas em nosso cotiano, os mais diversos softwares são empregados para funcionalizar a nossa vida. Utilizamos softwares de processamento de textos, (como, por exemplo, Word da Microsoft), sistemas de bancos e lotéricas, sistemas de telecomunicações e etc.
O software é um programa de computador composto de instruções que fazem o computador (não necessariamente executadas em um computador) prover as funcionalidades desejadas.
O engenheiro de Software é responsável por desenvolver o software e entregá-lo ao cliente. E, para executar o projeto, existem três aspectos que o engenheiro deve levar em conta: Custo, Tempo e Qualidade. O que é indispensável para a conclusão de qualquer projeto.
O papel do engenheiro de software vai além de apenas conceber o projeto, ele precisa se certificar, também, que o projeto seja compreensível em nível global e antecipar possíveis modificações.
Para termos o produto pronto, devemos destacar e compreender três fases: definição, desenvolvimento e manutenção.
A definição engloba a identificação de informações que deveriam ser processadas; funções e desempenho desejados. A fase de desenvolvimento é a organização do software, conversão do projeto para a linguagem de programação, realização de testes e avaliação. Já a manutenção, considera modificações e alterações no software para que seja mais bem utilizado.
Com uma demanda cada vez maior de desenvolver sistemas que tenham a proposta de facilitar desempenhos, o número de engenheiros de software aumenta também. O desenvolvimento de software tem sido e ainda permanece sendo uma atividade difícil, pois requer que o engenheiro de software considere os elementos influenciadores sobre o software como, por exemplo, custo, prazo, confiabilidade, manutenibilidade, inovação