Metodologias Tradicionais x Metodologias Ágeis
ENGENHARIA DE SOFTWARE II
METODOLOGIAS TRADICIONAIS X METODOLOGIAS ÁGEIS
JUNDIAÍ
2014
Resumo
A comunidade de desenvolvimento de software tem enfrentado grandes dificuldades para entregar software de qualidade, no prazo contratado, com todos os requisitos contemplados e de acordo com o orçamento aprovado. A busca de novas abordagens tem caracterizado a engenharia de software que busca a melhoria dos processos e produtos de software que tem no modelo clássico, uma das abordagens mais difundidas na década de 70. No final da década de 90, surgem os métodos denominados ágeis, que tiveram grande impulso na sua difusão a partir de 2001, com a publicação do manifesto ágil.
Esses métodos caracterizam-se por valores, princípios e práticas que se orientam por uma perspectiva diferente da abordagem tradicional. Enquanto a abordagem tradicional dá ênfase para o processo e documentação rigorosa, a abordagem ágil foca pessoas, iterações curtas com entrega de produtos e leveza do processo. Este artigo propõe uma análise comparativa de duas frentes destas metodologias, as tradicionais, e as metodologias ágil.
Sumário
1. Introdução
Desde a Crise do Software, que forçou com que as Software Houses realizasse projetos de desenvolvimento de Software de uma maneira mais profissional e organizada, gerando uma documentação para acompanhar o produto, muitas metodologias para esse desenvolvimento surgiram.
Linguagens foram criadas para modelar e facilitar o entendimento do produto pelo cliente e pela própria empresa desenvolvedora [PRESSMAN 02].
Essa documentação gerada a partir da análise da especificação dos projetos era acompanhada de um método de desenvolvimento para especificar ao cliente o que seria desenvolvido e como isso seria feito. Foi então que surgiram Métodos para visualizar o processo de desenvolvimento, dividindo-o em etapas, sempre com foco na qualidade