renania
FRANCYELLE SOARES
PROCESSO RENÂNIA
SALVADOR
2010
SENAI CIMATEC
PROCESSO RENÂNIA
Trabalho realizado para a matéria de Processos de Fabricação, pela aluna Francyelle Soares de Jesus Santos, Mecatrônica 24858, sob orientação da professora Viviana Brito.
SALVADOR
2010
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
PROCESSO DE RENÂNIA 4
VANTAGENS 4
DESVANTAGENS 5
CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
ANEXOS 8
INTRODUÇÃO
Fresamento é um processo de usinagem onde gera superfícies pela remoção progressiva de certa quantidade de material (cavaco) da peça de trabalho a uma taxa de avanço relativamente baixa mediante uma fresa que gira a uma velocidade comparativamente alta. Construindo assim superfícies planas, retilíneas ou com uma determinada forma. A característica principal do processo de fresamento é que cada aresta de corte da fresa remove a sua parcela do material na forma de cavacos individuais pequenos.
No processo de fabricação de engrenagens utilizamos o fresamento. Podemos utilizar para a fabricação de engrenagens o fresamento através das fresadoras horizontais e também através dos processos Fellows e Renânia. E neste trabalho será explicado um pouco mais sobre fresamento através do processo de Renânia.
PROCESSO DE RENÂNIA
Nesse processo, a fresa e o disco de aço onde são usinados os dentes da engrenagem apresentam movimento de rotação. Isso significa que é possível submeter, ao mesmo tempo, vários dentes ao processo de corte e assim reduzir o tempo, em relação aos processos convencionais, de fabricação da engrenagem. A característica principal do processo Renânia é o movimento sincronizado de giro entre a peça e a ferramenta, a fresa caracol. A máquina empregada nesse processo é também chamada Renânia. Tratase de uma máquina utilizada para a produção, em larga escala, de engrenagens cilíndricas com dentes retos ou helicoidais e coroas para