A educação
¹ Estudantes do curso de letras ² Docente – FAINTVISA;
Introdução
A história da educação do Brasil nos leva a refletir a uma serie de fatores que estão vinculados politicamente e economicamente com a educação do brasil. A analise será feita desde o periodo colonial até o periodo república, procuramos decompor os fundamentos historicos e filosoficos, contribuindo para o entendimento da historia da eduação de nosso pais.
Objetivo
Discorrer sobre a Educação no Brasil no período Colonial, Imperial e república.
Metodologia
O processo de construção desse presente trabalho é baseado na compreensão da história da Educação em diferentes épocas, compreensão essa feita através de documentos que contam a evolução da educação ao longo tempo.
Resultados e discussões A educação no período Colônial o ensino é posto em prática pela Companhia de Jesus era descontextualizado, estudava-se grego e latim seguindo os princípios tomistas (São Tomás de Aquino). Havia um currículo de Teologia, um de Filosofia e outro Humanista. A metodologia de ensino começava com uma preleção. Nas classes elementares, pós a leitura, era feito o resumo do texto, o professor tirava as dúvidas. Os conteúdos trabalhados em sala de aula passavam pela censura dos Jesuítas. A avaliação da aprendizagem não tinha como objetivo diagnosticar as dificuldades dos alunos no sentido de superá-las e sim a punição. O objetivo dessa avaliação era classificar os alunos em melhores (eram premiados) e piores (eram punidos com palmatória). Portanto, não se tratava de um processo avaliativo, mas sim de um sistema de provas e exames. Esse ensino atendia a uma elitelatifundiária que completava os estudos na Universidade de Coimbra. Os jesuítas foram expulsos das colônias portuguesas por Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal,