A educação e o capitalismo
O capitalismo, por trazer desigualdade econômica, vai determinar diferenças das mais diversas ordens, bem como a diferenciação de acesso à educação, de acordo com a classe social na qual a pessoa está inserida. O grupo que detém maior poder econômico, a minoria, procura difundir suas ideologias, e os lugares que estas repassam estas ideias é no meio educativo e nos meios de comunicação de massa. O grupo sistematizou estes conceitos no painel da seguinte forma:
Condições materiais/Trabalho
CAPITALISMO DESIGUALDADE ECONÔMICA determina diferença das/do acesso à cultura/Educação
“O governo sempre faz o que é possível, as pessoas; IDEOLOGIA as pessoas é que não colaboram”
DAS CLASSES DOMINANTES: “O bom aluno é aquele que sabe obedecer” “A educação é a mola do sucesso para subir na vida”
“Seria muita ingenuidade esperar que a classe dominante desenvolvesse uma forma de educação que permitisse as classes dominadas perceber as injustiças sociais de forma crítica” - Paulo Freire
O autor explica que o conflito de classes também determina as finalidades e os processos educacionais, sendo que ele defende que a classe majoritária, a classe trabalhadora, também deve elaborar e organizar concretamente seus interesses.
Desta forma, quem faz educação deve ter em mente o conflito das classes, as relações sociais que estão revestidas cada acontecimento e em cada situação real da vida e da profissão, bem como em cada matéria que ensina, nos discursos, nos meios de comunicação de massa, nas relações cotidianas da família e do trabalho.
Assim, o autor ressalta a importância e a responsabilidade da escola e dos professores em formar cidadãos críticos, ativos e criativos, que saibam se posicionar na luta das classes sociais e que tenham a