Educação e capitalismo
Trabalho interdisciplinar
Aluna: Mirian de Paula Machado
Estado, capitalismo e educação: impactos e perspectivas.
O trabalho realizado sobre o tema Estado, capitalismo e educação: impactos e perspectivas, tem como objetivo estudar sobre a realidade da sociedade capitalista na atualidade, bem com suas implicações na educação fazendo uma reflexão teórica sobre o processo de industrialização.
As novas tecnologias e a organização da educação básica principalmente no que se refere ao ensino médio que tende a seguir um sistema capitalista, excludente que ora forma os estudantes das classes mais abastadas para o mercado de trabalho, ora deixa os estudantes sem nenhuma perspectiva quando terminam o ensino médio, pois esses não têm acesso ao ensino mais elaborado destinado a elite que faz parte desse governo neoliberal.
A realização dessa pesquisa é de fundamental importância para o pedagogo, pois desenvolve a consciência política de modo a fornecer subsídios para atuar na realidade do contexto escolar, a fim de formar alunos críticos e lutar contra esse sistema vigente capitalista que separa e exclui as camadas populares visando apenas o seu interesse. Dessa forma inicia a construção desse trabalho associados a um senso critico perante as diferentes situações da realidade atual na educação.
Segundo, Libâneo (2005) “a primeira revolução científica e tecnológica se deu pela energia a vapor, a segunda pela energia elétrica e a terceira pela termonuclear”. Essa revolução tecnológica, ou terceira revolução industrial teve início na segunda metade do século XX, aonde trouxe benefícios para a sociedade e também muitos problemas, principalmente a troca entre a mão de obra humana, pelas tecnológicas.
Pode-se dizer que o homem foi substituído pela máquina e justamente aquele homem que tinha um trabalho repetitivo que não exigia o planejar nem o pensar, e quando ele perde esse trabalho pela máquina ocorre o